Capítulos

La formation à la recherche au Brésil et la concurrence mondialisée des agences de coopération scientifique (co-autor, Afrânio Garcia Jr.In Michele LECLERC-OLIVE, Grazia SCARFO GHELLAR, Anne-Catherine WAGNER (org.), Les mondes universitaires face au marché: circulation des savoirs et pratiques des acteurs. Paris: Karthala, 2011.

Voto secreto e voto feminino. In: Bittencourt, Circe (org.). Dicionário de datas históricas. São Paulo: Contexto, 2007, p. 55-59.

La Fundación Ford y la Importación de la Ciencia Política en Brasil. In: Herrera, Martha Cecilia (org.). Política, intelectuales y espacio público en las sociedades contemporáneas. Bogotá: Cooperativa Editorial Magisterio, 2007.

Ritos, símbolos e alegorias no exercício profissional da política. In: Canêdo, Letícia Bicalho (org.). Sufrágio universal: invenção democrática. São Paulo: Estação Liberdade, 2005, p. 348-453.

Bolsistas brasileiros e doutorados internacionais. In: Carlos Benedito Martins. (Org.). Diálogos entre o Brasil e a França: formação e cooperação acadêmica. Recife: Massangana, 2005. Com Afranio GARCIA JR,.

Masculino, feminino e estudos universitários no estrangeiro. In: Letícia Bicalho Canedo; Ana Marial Almeida, Afranio Garcia. (Org.). Circulação internacional e formação das elites. São Paulo: UNICAMP, 2004.

Aprendendo a votar. In: Jaime Pinsky ; Carla Pinsky. (Org.). História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2003.

Gestão familiar da escola e aprendizagem das habilidades para o ofício da política. In: Maria Alice Nogueira, Ana Maria de Almeida. (Org.). Escolarização das elites. Petrópolis: Vozes, 2001, p. 76-100.

Les listes électorales et le processus de la nationalisation de la citoyenneté au Brésil. In: Romanelli, Rafaelli. (Org.). How did they become voters?. Londres: Kluwer law International, 1998, v. 1, p. 183-205.

A família, a escola e a questão educacional. In: Cecilia Colares. (Org.). Cultura e Saúde na Escola. São Paulo: FDE, 1994.